Coffee Traders' Forum - A Discussion about Coffee Futures Trading


Coffee Traders Discussion Forum

Coffee Traders' Forum

CNC Brazil

Balanço semanal do Conselho Nacional do Café

Data: 22/12/2017

SAFRA 2017 — A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, ontem, seu quarto levantamento para a safra 2017, apontando que o Brasil produziu 44,970 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado. Esse volume representa um declínio de12,46% na comparação com as 51,369 milhões de sacas colhidas em 2016.

Segundo a estatal, a quebra se explica, principalmente, por 2017 ser o ano de baixa dentro do ciclo bienal da variedade arábica, que recuou das 43,382milhões de sacas de 2016 para as atuais 34,249 mi/scs, uma queda de 21,05%.

Já o cultivo de café conilon cresceu 34,23% este ano, alcançando 10,721 milhões de sacas contra as 7,987 milhões de sacas do ano passado. A recuperação desta variedade se deu em função da melhoria do clima no Espírito Santo e também de maior utilização de tecnologias, como o plantio de café clonal, e do maior investimento nas lavouras.

O CNC entende que o estudo realizado pela Conab vem ao encontro do que presenciamos nas lavouras ao longo deste ano, sendo este o prognóstico mais confiável sobre a produção de café no Brasil. Temos acesso a diversas informações referentes a nossas colheitas, as quais sabemos que não possuem um trabalho estatístico sério e crível, mas sim, muitas vezes, enviesado e com o objetivo de influenciar negativamente o mercado em seus "gaps" especulativos.

Como feito ao longo dos últimos anos, reiteramos que sempre nos posicionaremos junto ao Governo Federal para continuar defendendo a credibilidade dos números da Conab no que diz respeito aos levantamentos das safras de café do Brasil,assim como permaneceremos realizando as interpelações que se fizerem necessárias a outros órgãos e/ou entidades – as quais não levamos a público para evitar ainda mais publicidade s informações negativas e descompromissadas– que insistem em especular com a colheita do principal produtor mundial e, infelizmente, acabar impactando negativamente a renda e a competitividade dos produtores.